O uso de aparelho auditivo pode significar uma mudança brusca na qualidade de vida de pessoas que têm problemas para ouvir. Sair de um universo sem sons, ou com limitação, e passar a ouvir familiares, amigos e o mundo a sua volta promove não só a comunicação destas pessoas, mas também a melhora da autoestima.

 

Ainda que não tenha o poder de curar a deficiência, o aparelho auditivo pode, muito bem, representar isso na vida das pessoas.

Benefícios do  aparelho auditivo

O aparelho auditivo pode ser comparado a um óculos para uma pessoa míope ou com outro problema de visão. Sem este aparelho, o deficiente visual é incapaz de enxergar imagens adequadamente, ainda mais se a deficiência for intensa.

A prótese auditiva surgiu para sanar o problema de quem não é totalmente surdo, mas que tem capacidade limitada de audição. É útil, especialmente, numa conversa individual, em pequenos grupos e também ao assistir televisão.

Ou seja, é ideal para locais onde não haja muito ruído e os sons não disputem atenção. Conversas ao telefone também são momentos desafiadores para quem faz uso deste recurso.

Preconceito e aparelho auditivo

O preconceito sempre fez parte das deficiências. Pessoas que precisam de equipamentos para melhorar ou conquistar a independência de um sentido que está limitado, ou que simplesmente não foi habilitado pelo organismo, sabem o que é ter que usá-los e ser motivo de exclusão.

Felizmente, o avanço da tecnologia proporcionou aos deficientes um aparelho auditivo capaz de ser praticamente imperceptível por terceiros. O que dá segurança aos usuários para usá-los sem ter receio de sofrer atitudes preconceituosas.

Os modelos de próteses atualmente também são incrivelmente mais eficientes que seus antecessores gigantes.

Dificuldades iniciais esperadas 

1. Adaptação ao uso do molde

Logo no início do uso, o molde do aparelho auditivo pode ser incômodo para o usuário. Se não passar em algumas semanas, o ideal é buscar auxílio de um profissional para ver se a prótese está adequada.

2. Ruídos mais perceptíveis

Os primeiros sons podem parecer uma escola de samba no ouvido da pessoa, mas com o tempo, ela se acostuma e sentirá a maior felicidade em ouvir os sons.

3. Dificuldades no manuseio

O aparelho exige que usuário tenha capacidade de manuseá-lo adequadamente.  Caso necessário, peça ajuda de um técnico para que ele ensine como é o manuseio correto.

4. Problemas com a expectativa

Quando uma pessoa descobre que é apta a usar o aparelho, ela naturalmente cria uma expectativa diante disso. A vontade de escutar perfeitamente, como um ouvinte sem problemas, nem sempre é possível, devido ao grau da lesão no ouvido.

Para alguns, isso pode ser frustrante e até motivo para abandono da prótese. Atitude, que não deve ser incentivada pela família.

 

Fonte : https://fortissima.com.br/2015/02/19/entenda-os-beneficios-uso-de-aparelho-auditivo-para-quem-precisa-14691481/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *