Você tem curiosidade de saber mais sobre como funciona um aparelho auditivo? Aqui vai encontrar o conteúdo que suprirá suas várias curiosidades sobre esse equipamento tão importante.

Aparelho auditivo

O aparelho auditivo é um dispositivo eletrônico que tem a essencial função de amplificar as ondas sonoras, de forma que uma pessoa com perda de audição possa ouvir os sons que se passam no ambiente. Esse aparelho tem três partes simples, uma delas é o microfone, a outra um amplificador e, por último, o receptor.

Como funciona?

O aparelho capta o som por meio do microfone, que converte as ondas sonoras em sinais elétricos e os manda diretamente a um amplificador. Nessa etapa, o amplificador aumenta a potência dos sinais e os enviam para o ouvido através do receptor. Esse aparelho tem como objetivo ajudar pessoas com uma perda auditiva a perceber sons.

Avanço do aparelho auditivo

Os ruídos de fundo sempre foram um dos maiores problemas das pessoas que usam o aparelho. No entanto, graças ao desenvolvimento gradativo da tecnologia atual, é possível encontrar aparelhos auditivos pequeninos que podem até ser encaixados no fundo do canal auditivo, sem danificar a reprodução sonora, que fica bem precisa e reduz os ruídos, realçando os sons. Todo este processo realiza-se automaticamente dentro do aparelho auditivo sem que o usuário perceba.

Tipos de aparelho

Existem diversos modelos que variam no tamanho e no tipo de cada amplificação. Os preferidos da maioria, por questões estéticas, são os intracanais e retroauriculares, entretanto não funcionam bem para todo tipo de perda auditiva. O que varia é a porção da orelha onde são encaixados, o tamanho e o molde. Cada modelo de aparelho auditivo é indicado para um tipo de perda. Saiba que a porção do aparelho que fica dentro do chamado meato acústico externo é feita sob medida.

Como o cérebro ouve

O som enviado pelo aparelho, da mesma forma daquele que o ouvido recebe normalmente, é recebido pela cóclea,que fica no ouvido interno. Depois é passado ao nervo acústico do cérebro.

Recomendação para crianças

É essencial que crianças que foram diagnosticadas com perda de audição comecem a utilizar o aparelho rapidamente. Caso contrário, podem ter problemas decorrentes da perda de audição, como o comprometimento no desenvolvimento intelectual, psicológico, motor e na linguagem.

Gostou de saber mais sobre como funciona o aparelho auditivo? Então compartilhe!

 

Fonte  https://www.iped.com.br/materias/fonoaudiologia/funciona-aparelho-auditivo.html

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *